Operação do Sistema
Estabelecer, coordenar e executar os trabalhos de operação do sistema em tempo real, assegurando a correcta transferência de energia eléctrica entre produtores, distribuidores e clientes de MT/AT e exercendo as funções de arbitragem entre as partes para garantir o funcionamento do sistema.
Papel da RNT-EP enquanto Operador do Sistema
Assegurar a continuidade e segurança do transporte eléctrico a todo o momento, operando as instalações da Rede de Transporte de forma coordenada com o uso das instalações de produção e respondendo a critérios de não discriminação dos agentes, de eficiência e transparência.
Responsabilidades da RNT-EP enquanto Operador do Sistema
- Assegurar a fiabilidade e estabilidade do sistema eléctrico mediante a operação em tempo real, de acordo com os critérios de segurança, qualidade e eficiência.
- Definir e executar um programa diário viável tendo em conta as restrições técnicas do sistema e as conclusões das análises pós-operação.
- Definir e gerir o sistema de aquisição de dados de medida garantindo a fiabilidade dos mesmos e a confidencialidade na sua transferência
- Assegurar que a incorporação de novas ligações à Rede de Transporte ocorre em condições de segurança e estabilidade para o sistema eléctrico.
Links relacionados
Mapa da Rede Planeamento do Sistema Estatísticas de Exploração