Image header area

Operação do Sistema

Estabelecer, coordenar e executar os trabalhos de operação do sistema em tempo real, assegurando a correcta transferência de energia eléctrica entre produtores, distribuidores e clientes de MT/AT e exercendo as funções de arbitragem entre as partes para garantir o funcionamento do sistema.

Papel da RNT-EP enquanto Operador do Sistema

Assegurar a continuidade e segurança do transporte eléctrico a todo o momento, operando as instalações da Rede de Transporte de forma coordenada com o uso das instalações de produção e respondendo a critérios de não discriminação dos agentes, de eficiência e transparência.

 

Responsabilidades da RNT-EP enquanto Operador do Sistema

  • Assegurar a fiabilidade e estabilidade do sistema eléctrico mediante a operação em tempo real, de acordo com os critérios de segurança, qualidade e eficiência.
  • Definir e executar um programa diário viável tendo em conta as restrições técnicas do sistema e as conclusões das análises pós-operação.
  • Definir e gerir o sistema de aquisição de dados de medida garantindo a fiabilidade dos mesmos e a confidencialidade na sua transferência
  • Assegurar que a incorporação de novas ligações à Rede de Transporte ocorre em condições de segurança e estabilidade para o sistema eléctrico.

 

 

Links relacionados

Mapa da Rede     Planeamento do Sistema     Estatísticas de Exploração