Operação do Sistema da Rede Nacional de Transporte de Electricidade

A RNT – Rede Nacional de Transporte de Electricidade-EP foi criada no âmbito do Programa de Transformação do Sector Eléctrico (PTSE), sob o Decreto Presidencial 305/14 de 20 de Novembro, seguindo o estabelecido na Política de Segurança Energética de Angola (PSEA), aprovada pelo Decreto Presidencial n.º 256/11 de 29 de Setembro.

É uma Empresa de interesse público, de grande dimensão, dotada de personalidade jurídica e de autonomia de gestão administrativa, financeira e patrimonial e rege-se pelo Estatuto Orgânico aprovado através do Decreto n.º 29/98 de 4 de Setembro, pelas normas complementares e pela legislação aplicável às Empresas públicas.

Existe, portanto, um importante desafio em termos de gestão, para fazer face aos exigentes cenários previstos de crescimento e desenvolvimento do negócio.

Neste contexto, estruturou-se a gestão organizacional da Empresa, com realce para os principais aspectos:

  • Três áreas de negócios, com separação funcional e organizativa das actividades:
    • Operação de Mercado;
    • Operação do Sistema;
    • Gestão da Rede de Transporte de Electricidade.

 

Para o âmbito das Operações – Maximizar a Disponibilidade da Rede de Transporte de Electricidade, a RNT-EP está focada não apenas no aumento do Índice de Disponibilidade, que deverá observar um crescimento na ordem dos 3%, até ao ano 2026, mas, também, à melhoria dos indicadores de qualidade de serviço, nomeadamente, Frequência Média de Interrupções (SAIFI), Duração Média das Interrupções (SAIDI) e Tempo de Interrupção Equivalente (TIE), que deverão verificar melhorias na ordem dos 64%, respectivamente. Para atingir esse patamar, são necessários investimentos na monitorização e Despacho da Rede, modernização de equipamentos e padronização dos procedimentos de manutenção.

Indicadores de Desempenho da Rede (2021–2026)

Para o âmbito das Operações – Optimizar as Perdas (Técnicas e Comerciais) da Rede de Transporte, relativamente à eficiência da Rede de Transporte, o aumento da energia transportada no período e a modernização dos equipamentos deverão traduzir-se na manutenção de perdas técnicas e comerciais na ordem de 4% e 1%, respectivamente.

A Direcção de Operação do Sistema tem como principal objectivo assegurar a continuidade e segurança do Transporte de Energia Eléctrica, a todo o momento, operando as instalações da Rede de Transporte de forma coordenada com as Unidades de Produção, e respondendo a critérios de eficiência, transparência e de não discriminação dos agentes, tendo como principais atribuições:

  • Assegura a fiabilidade e estabilidade do Sistema Eléctrico, mediante a operação em tempo real, de acordo com os critérios de segurança, qualidade e eficiente;
  • Operar o Despacho do Sistema Eléctrico;
  • Definir e executar um programa diário viável, tendo em conta as restrições técnicas do Sistema Eléctrico e as conclusões das analises pós-operação;
  • Definir e gerir os dados medidos, necessárias para garantir a gestão da operação do Sistema Eléctrico;
  • Assegura que a incorporação de novas ligações à Rede de Transporte ocorra em condições de segurança e estabilidade para o Sistema Eléctrico;
  • Garantir a inspecção do estado operacional das estações (Produção, Transporte e Distribuição), bem como o cumprimento dos procedimentos e normas de operação;
  • Estabelecer, em coordenação com o Operador de Mercado, os Planos Mensais de Manutenção das Instalações de Transporte, coordenando-os com as Centrais de Produção e autorizar a execução final dos mesmos.

 

A Direcção do Sistema de está constituído por 2 (dois) Departamentos, nomeadamente:

  • Departamento de Despacho;
  • Departamento de Programação e Estatística.

 

 

Eficiência e Perdas da Rede (2021–2026)


Contactos

930627666 / 922232781 / 955575225
geral@rnt.co.ao